domingo, 8 de abril de 2012

“PASSAGEM” – A NOVA VIDA.


A palavra “Páscoa” vem da palavra hebraica Pessach que significa “PASSAGEM”.  Refere-se ao fato da anunciação da décima praga no Egito (morte dos primogênitos), onde o Anjo do SENHOR passou por cima, e, não entrou nas casas e preservou a vida dos filhos dos Israelitas, e feriu os Egípcios (Êxodo 11: 4-5,7,27).
Considerada a principal festa judaica, celebrada no dia 14 de Nisã (último dia antes da lua cheia, que segue ao começo da primavera no hemisfério norte). Nela, se comemora a saída dos israelitas do Egito (Êxodo 12: 1-28). Sua libertação de uma vida oprimida, humilhante, sem oportunidades, onde eram cativos por mais de 400 anos, agora, para um novo começo, uma nova vida.
Por isso, temos aqui a instituição, a criação da PÁSCOA: “E quando estiverem morando na terra que o Senhor vai dar a vocês, como prometeu, continuem fazendo essa comemoração. E quando seus filhos perguntarem: Que comemoração é essa? Respondam: É o sacrifício da páscoa do Senhor. Isso faz lembrar que o Senhor passou por cima das casas dos israelitas no Egito. Foi quando Ele fez destruição nas casas dos egípcios, mas não tocou nas casas do nosso povo” (Êxodo 12:26-27 NVI).
No Novo Testamento, todos os judeus deviam ir a Jerusalém, para essa festa. Matavam-se cordeiros no templo e levavam-nos às casas para comê-los numa ceia especial, pelas famílias. Durante essa ceia, além do cordeiro, do pão sem fermento, de ervas amargas e um molho de hissopo, tomava-se vinho (puro suco da uva) e se recitavam Salmos e orações. Durante sete dias, a partir desse dia, comi-se pão sem fermento. 
Quando Jesus veio ao mundo para cumprir sua missão de resgate, semelhante Moisés que fora enviado ao povo Hebreu, Ele, Jesus, foi apresentado como o “...Cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1:29), ou seja, Jesus foi identificado como o mesmo cordeiro da “Páscoa Judaica”, que a exemplo daquele, foi morto para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha vida eterna (João 3:16)!
N
a verdade, Jesus, hoje, é a nossa PÁSCOA! Jesus veio substituir a “Páscoa Judaica”. A Bíblia narra à celebração da última páscoa em que Jesus participou com seus discípulos. Oferecendo sua vida, simbolicamente representada pelo PÃO (sua carne) e pelo VINHO (seu sangue), que Ele derramaria no calvário pelos nossos pecados (Mateus 26:26; I Pedro 2: 24).
Por isso, a PÁSCOA tem como definição: “UMA FESTA em que os Judeus comemoram a libertação da escravidão do Egito, sob o comando de Moisés” e, mais ainda “UMA FESTA DE SANTIFICAÇÃO em que os Cristãos comemoram a morte e a ressurreição de Cristo que é a razão da nossa fé!”. Portanto, comemorar a Páscoa significa entender que no centro da experiência da ressurreição está a cruz e o sacrifício. Significa festejar a NOVA VIDA que o sacrifício de JESUS nos garante, através de Sua ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário